BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 13 de dezembro de 2009

Projeto na área da antiga rodoviária

Vista da parte de baixo do terminal


Vista da parte de trás


Vista do elevador e da lanchonete



Vista frontal do projeto
Vista da rotatória

















A proposta que visa revitalizar a área onde se situa o antigo Terminal Rodoviário, proporcionou, através dos levantamentos e entrevistas feitas, a possibilidade de elaboração do projeto apresentado.
Num primeiro momento, através dos levantamentos concluídos, foi possível propor a base do projeto, visando solucionar problemas tais como o desleixo e conseqüente abandono do local. Para tanto, o foco então é atrair a atenção do público com um projeto moderno, trazendo vida para a área e que ao mesmo tempo seja acessível a todas as classes sociais, principalmente as que ali já freqüentavam.
Estruturalmente falando, o objetivo é passar uma idéia de leveza. Desta forma combinamos uma estrutura metálica distribuída em curvas discretas com a resistência do concreto. O primeiro pavimento é quase totalmente livre para que as pessoas possam circular livremente, e no segundo pavimento encontra-se uma moderna lanchonete, que atrairá a atenção do público.
Além de todos estes aspectos, demos muita importância também para a revitalização do “verde” em alguns pontos, trazendo maior vida, criamos ainda nas ruas adjacentes, as faixas para travessia de pedestres, proporcionando a estes uma maior segurança. O fluxo do trânsito foi mantido, a única intervenção feita foi a elaboração de uma rotatória, que dá acesso à parte posterior da obra. A iluminação foi intensificada afim de tornar o local mais apresentável, sem roubos e assaltos

domingo, 15 de novembro de 2009

Ilhas das Palmeiras- Dubai


As Ilhas das Palmeiras(Palm Islands) em Dubai são as três maiores ilhas artificiais no mundo. Elas estão sendo construídos pela Nakheel, uma grande construtora dos Emirados Árabes. Seus nomes são respectivamente Ilha da Palmeira Jumeirah, Palmeira Jebel Ali e Palmeira Deira.


As ilhas foram concebidas pelo Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum para aumentar o turismo de Dubai. Como o próprio nome diz, cada fundação terá a forma de uma palmeira(árvore), com grandes centros residenciais, comerciais e de lazer e entretenimento.

As ilhas estão situadas ao largo da costa dos Emirados Árabes no Golfo Pérsico, sendo que as duas primeiras, Jumeirah e Jebel Ali, usarão aproximadamente 100 milhões de metros cúbicos de pedra e areia para sua construção. Já a ilha da Pameira Deira será composta de aproximadamente 1 bilhão de metros cúbicos de pedra e areia. Entre as três ilhas haverá mais de 100 hotéis de luxo, balneários residenciais exclusivos e apartamentos, marinas, parques temáticos, restaurantes, centros comerciais, estabelecimentos para esportes e estâncias termais de saúde.




















quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Intervenção!

Vista da rua


Lustre

Jogo de luzes com o barbante



Vista parcial da rua



Esse é o nosso globo, foi feito de copos descartáveis...(ponto alto do projeto, o que mais chamou a atenção das pessoas)










Vista do solar da Baronesa







Vista da rua




Apesar de muito cansaço e brigas internas no grupo(que veio à se desfazer após este trabalho), o objetivo final foi realizado. Todo o planejamento contribuiu para que desse tudo certo, o ambiente ficou com uma iluminação chamativa, porém bem suave, dando um ar agradável á uma das entradas da rua.

sábado, 10 de outubro de 2009

Preparação para intervenção na Rua da Cachaça



Eu e o César

Pessoal trabalhando




Nosso projeto consistia em trabalhar com um jogo de luzes, juntamente com barbante, dando um tom mais chamativo, ja que estávamos em uma das portas de entrada para a rua.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maquete da rua da cachaça












Vista de cima da rua





Vista da rua



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Segundo seminário- A casa dançante.


Apresentação- Segundo seminário

A Casa Dançante (em checo Tančící dům) é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Checa. Ela foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry em uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996.

O estilo não tradicional era muito controverso na época. O presidente checo Václav Havel, que viveu próximo por décadas apoiou o projeto, esperando que o prédio se tornasse um centro de atividades culturais.

Originalmente chamada Fred e Ginger (Fred Astaire e Ginger Rogers - a casa lembra vagamente um par de dançarinos) a casa se situa entre os prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.

Na cobertura existe um restaurante francês com vistas magníficas da cidade. Os planos de se tornar um centro cultural não foi realizado. Hoje é um prédio comercial com firmas multinacionais. Como é situado em uma rua bastante movimentada, o prédio depende de circulação forçada de ar, fazendo com que o interior fique menos agradável aos ocupantes.

sábado, 29 de agosto de 2009

Arquiteto Renzo Piano





Renzo Piano nasceu em Gênova, na Itália, no dia 14 de setembro de 1937. Se formou em 1964 na escola Politécnica de de Milão, onde tabalha até hoje. Como estudante, ele trabalhava sob a direção de Franco Albini, e assistia regularmente às construções feitas pelo pai, tudo contribuiu para que ele adquirisse uma valiosa experiência. Entre 1965 e 1970 ele completou sua formação com uma viagem de estudos pela Inglaterra e América onde ele conheceu Jean Prouvé: essa amizade iria ter grande influência na vida profissional de Piano. Em 1971 ele fundou a agência “Piano & Rogers”, em parceria com Richard Rogers, com quem desenvolveu o projeto do Centro Pompidou, em Paris. Em 1977 ele fundou “l'Atelier Piano & Rice”, com o engenheiro Peter Rice. Eles desenvolveram muitos projetos juntos, até a morte de Rice, em 1992. Então, ele fundou “Renzo Piano Building Worshop” com escritórios em Paris e em Gênova. Mais algumas 100 pessoas trabalharam com ele (entre eles arquitetos, engenheiros, especialistas, ...) A sua obra funde arte, arquitetura e engenharia numa síntese que produz edifícios extraordinários, como o Terminal do Aeroporto Internacional de Osaka, o museu dedicado a Paul Klee na Suiça, o museu da Beyeler Foundation,o recém-construído Auditório Parco della Musica em Roma e o famoso complexo The Jean-Marie Tjibaou Cultural Center em Nova Caledônia. Foi o segundo italiano, depois de Aldo Rossi, a ser galardoado com o Pritzker em 1998 e é Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.